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Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Professora, Mestre em Educação, Psicopedagoga, Especialista em Avaliação Educacional. Atualmente, ministra palestras sobre LEITURA E INTELIGÊNCIA, também escreve material de língua portuguesa EAD para o CCAA e para a EDUCOPÉDIA.

domingo, 25 de janeiro de 2009

N.A.O. ( NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO)


Este texto é uma homenagem a esse momento histórico: N.A.O. 2009 No MSN um professor e uma amiga conversam sobre o Novo Acordo Ortográfico. - Eu ainda estou muito confusa... a única coisa que sei é que o trema caiu! escreve a mulher meio desanimada. - Pois é. Essa regra é mole! Estou estudando e pensando em elaborar uma apresentação, um PPS para poder ensinar aos meus alunos... essa reforma veio numa boa hora...integração dos países lusófonos....acho que vou montar um projeto!! Isso!!!!!! O professor, ansioso por novidades defende euforicamente a Reforma que irá unificar a língua Portuguesa. - Sim, acho que é uma boa idéia! Mas eu não aprovo esta mudança. Não acho que vá fazer diferença, em que a retirada do hífen ou do trema contribui para essa integração? Por que há só duas normas ortográficas vigentes em tantos países que falam o português???????? Só o Brasil transgrediu e criou a sua própria língua... Os outros países adotam a ortografia de Portugal.... e agora mudamos a nossa ortografia em prol de uma unificação ortográfica do português. Nós não falamos mais português. Falamos brasileiro!!!! Defende a mulher que não conseguia compreender os motivos que poderiam ter levado alguém a levar avante essa reforma. O amigo parece não ouvir os comentários da mulher e segue predestinado a fazer valer as novas regras. - Desculpe-me querida, mas ideia não tem mais acento... a mulher, desconcertada, perde o ritmo de seu pensamento. Logo ela que sempre foi tão dedicada a escrever corretamente se vê, agora sendo corrigida pelo amigo. Resolve assumir uma atitude de aluna bem comportada... - Jura??!?!?! Como? ideia não é mais acentuada?, que estranho...bem, vou anotar... i d e i a ... A mulher já meio sem saber o que dizer, lembra-se da música da Maysa: “Meu mundo caiu... e me fez fica assim...” Tinha um apego a correção que a sensação vivida era de desabamento. Já não era uma mulher jovem e lamentava, a essa altura, ter que aprender português novamente. Implacavelmente o homem continua sua aula: - Ideia é palavra paroxítona constituída por ditongo aberto ei, portanto, não tem mais acento. Assim como aquelas constituídas por ditongo aberto oi, como boia, apoio. A mulher, já meio irritada, escreve : S e i... e o homem, entusiasmado com as novas aprendizagens que fizera, continua: - Encaixa-se na regra das paroxítonas que possuem ditongos. Se você não se lembra uma palavra é paroxítona quando sua sílaba tônica é a penúltima ... Agora ele tinha ofendido os brios da amiga. Não que ele fizesse por mal. Apenas queria demonstrar sua sabedoria e ajudar a amiga a aprender as novas regras, certificando-se que ela entendera todos os conceitos. Tão absorto estava que lhe era impossível perceber que longe de ajudar a amiga, só despertara nela a raiva. Mas ele continuava a falar: - Não é o caso da palavra tônica, que é proparoxítona. Tanto a palavra tônica quanto a palavra proparoxítona são proparoxítonas, ou seja, a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as duas acentuadas. Continuam como antes, pois a regra das palavras proparoxítonas não foi alterada. Todas as proparoxítonas eram e continuam acentuadas. A mulher resolve apenas escrever: - uhun, uhun... e ele, alheio ao que acontece do outro lado da tela, continua: - Já não é o caso de boleia, geleia, joia e jiboia. Todas paroxítonas, antes acentuadas e agora sem acento!!!!!! Mas note bem! As palavras plateia, Coreia, joia, estreia, todas continuarão sendo pronunciadas da mesma forma. Mas lembre-se só a pronúncia é a mesma. Agora todas elas serão grafadas sem acento. Nessa altura a mulher já vermelha de raiva, resolve colocar um ponto final e escreve teclando vigorosamente: - Pára, por favor!!!!!!!!! Vamos falar de outra coisa...você leu o jornal hoje? Ao que o homem responde: - Para sem acento!!! É, agora para verbo se escreve da mesma forma que para preposição. - Tá bommmmmmm!!!!!!!! Para!!!!!!!! Sem acento!! Responde a mulher já pra lá de irritada. E o homem continua sua catedrática aula: - Também não se usa mais o acento no i e u tônicos quando precedidos por ditongo. Assim, cai o acento de feiura, bocaiuva e outras que não me lembro agora... - Tá bom!!!!! Para !!!!!!!!! sem acento!!!!!!!!!!Não quero mais falar das palavras paroxítonas, dos ditongos aberto e fechados... estou com náuseas. Ai meu Deus!!!!!!!!! Que enjôo! A mulher já hesitava em acentuar ou não as palavras. Essa sensação de insegurança frente a postura do amigo deixava-a sem chão. Seu mundo havia mesmo caído... mas seu amigo mais uma vez, parecia ignorá-la. Queria apenas proferir as regras, corrigir o mundo como que num exercício de magistério ortodoxo. - Que o quê????? - Que enjôo. - Desculpe-me mais uma vez , mas enjoo, não tem mais acento! Sim, enjoo. As palavras paroxítonas que contêm um o tônico oral fechado em hiato com a terminação o não são mais acentuadas, como voo, zoo, abençoo, magoo, perdoo, da mesma forma aquelas terminadas em eem, como creem, deem , veem. -.Enjoo, ok, estou com enjoo sem acento! ...nunca mais vou conseguir escrever português corretamente....  A mulher já desistira de tentar mudar de assunto... quando o amigo avisa: - Calma, nós temos tempo para essa adaptação. O Acordo ortográfico entrou em vigência a partir de janeiro de 2009, mas temos até 2012 para aprender a nova ortografia. Nossa, ele estava preocupado com ela. Havia escutado-a!!!! ela aproveitando para descontrair, tecla: - Temos?  uahuahuauhauhahuuhau.....pelo menos isso!!!!!!!!! Não, novamente?!?!?? Lá vem ele..ela não devia ter usado essa palavra... - Por falar em pelo, caiu o acento diferencial de péla/pela, pêlo/pelo, pêra/pêra, pólo/pólo, palavras homógrafas!!!! Então você vai escrever que o pelo do seu cachorrinho é branquinho. Que a pera está madura e que Jogou polo hoje pela manhã. No entanto, permanece o acento diferencial de pôde. Pôde é a forma do verbo poder na 3ª. Pessoa do sing. do pretérito perfeito do indicativo e pode é a forma do verbo poder na 3ª. Pessoa do presente do indicativo. Também permanece o acento diferencial de pôr/por ( pôr verbo, diferente de por preposição) - Ah! Também permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos. Por exemplo: Ele tem. Eles têm. - Eu não acredito!!!!!!!!!!! Isto tudo me parece antieducativo. Vou precisar fazer um enorme esforço de autoaprendizagem!!!!!!!! Um esforço sobre-humano!!!!! - Ihhhh... Parabéns você usou corretamente a regra. Usamos o hífen apenas.....e antes que o homem se dispusesse a proferir as novas regras ortográficas para o uso do hífen a mulher, rapidamente, tecla: - Que regra? Que hífen? Do que você está falando agora? Olha só, acho melhor ir andando. fuiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!! O homem fica intrigado e pensando se a amiga estaria chateada com alguma coisa, e pensa consigo mesmo: - Puxa, nem pude explicar as regras de uso do hífen... Leila Mendes Em tempo: Repararam que os jornais já estão fazendo uso da nova ortografia?!?!? Saíram na frente !!!!! Dúvidas com a nova ortografia????? Entre no site http://ramonpage.com/ortografa , digite o seu texto que ele será corrigido segundo a nova ortografia!!!!!!!!

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