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Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Professora, Mestre em Educação, Psicopedagoga, Especialista em Avaliação Educacional. Atualmente, ministra palestras sobre LEITURA E INTELIGÊNCIA, também escreve material de língua portuguesa EAD para o CCAA e para a EDUCOPÉDIA.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A LEITURA EM JOGO (um estudo sobre a leitura)

A LEITURA EM JOGO
( um estudo sobre a leitura)

No mundo todo, pesquisadores discutem e fazem prospectivas sobre a situação da leitura na escola. Com a explosão dos meios de comunicação, seria ela substituída pela imagem, ficando relegada apenas ao uso escolar?

A reprodução mecânica da imagem fixa e móvel tira da leitura o privilégio de ser o meio cultural quase exclusivo da informação e difusão cultural. Essa mudança tem efeitos curiosos: nos países desenvolvidos os novos meios incrementam a leitura, nos menos desenvolvidos ele entra em crise: tanto dentro da escola, quanto fora dela.

Dentro da escola o ensino da leitura se torna mais difícil; aumenta o número de crianças que ao fim de dois ou mais anos não sabem ler, ou leem precariamente. Fora dela, o hábito de ler de livros, especialmente literários e científicos, decresce de forma notável.

Diante de tais evidências, torna-se necessário resgatar a máxima de que a leitura mantém uma função importante no mundo atual e tem vantagens claras sobre os meios de comunicação de massa baseados na imagem e na palavra oral. Logo, torna-se importante e necessário tomar uma série de medidas para superar a crise e permitir que nossos estudantes não se vejam privados de um meio fundamental para o seu desenvolvimento.

No entanto, essa nova demanda não permitiu ainda, uma reformulação nos cursos superiores. Os cursos de licenciatura tocam por cima a problemática relacionada ao ensino da leitura, gerando despreparo e lacunas na formação dos professores. Os chamados “guias curriculares” também deixam a desejar e, em sala de aula, o professor tem de realizar os malabarismos mais escabrosos quando tem de desempenhar o seu papel de orientador da leitura.

Assim, a leitura não tem ocupado o devido lugar depois que o aluno aprende a ler. Geralmente, ela só é destaque nas séries próximas à Classe de Alfabetização. Depois, o que mais preocupa aos educadores são a produção escrita e a escolha dos livros de literatura (extraclasse), que, como o nome já diz, são lidos fora da escola.

Mas como formamos o leitor? Que sabemos sobre a leitura, sobre o ato de ler, sobre os fatores cognitivos envolvidos ao ler, sobre as diversas concepções de leitura e suas relações com as concepções de sujeito e de mundo, sobre os critérios que podem nos orientar na hora de escolher um livro?
Como professora, tenho procurado entender o ato de ler, a partir de minhas próprias experiências: de leitora; as vividas em sala de aula com os alunos a quem apresento textos; como aluna do curso de Doutorado na UERJ e também com outras pessoas que já se debruçaram muito sobre o assunto e que escreveram o que pensam sobre ele. O texto escrito possibilita isso. O contato com outros de outros tempos e espaços. São essas aprendizagens que pretendo dividir com vocês, criando um espaço de reflexão sobre a leitura.


Carga horária: 20 horas
Módulos: 8
Duração do curso: a combinar



Ementa: leitura – conceito – importância – justificativa- concepções – fatores cognitivos – conhecimento prévio – estratégias – critérios seleção leitura.


Objetivo geral: Refletir sobre as práticas cotidianas de leitura à luz de referenciais teóricos que fundamentam essas atividades.


Módulos
Carga horária
Conteúdo
Objetivos Específicos
1º.
2h 30
· Introdução:
· Importância e justificativa da leitura
Refletir sobre a leitura no mundo em seus múltiplos aspectos e possibilidades.
Refletir e aprofundar o conhecimento sobre a importância da leitura na vida das pessoas.

2º.
2h 30
O que é ler: Concepções de leitura
Conhecer e relacionar diferentes concepções de leitura com diferentes concepções de sujeito.
4º.
2h 30
Compreensão
Conhecer e refletir sobre os fatores cognitivos envolvidos no ato de ler.
5º.
2h 30
Conhecimento prévio
O que é conhecimento prévio e qual a sua importância nos processos de leitura
6º.
5h
Estratégias de leitura
Conhecer as estratégias de leitura ( antes, durante e após)
7º.
2h 30
O trabalho com diferentes tipos de textos
Aprofundar o conhecimento sobre diferentes tipos de textos e suas possibilidades de trabalho.
8º.
2h 30
Encerramento e avaliação
Correção dos exercícios, debate sobre as aprendizagens realizadas.