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Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Professora, Mestre em Educação, Psicopedagoga, Especialista em Avaliação Educacional. Atualmente, ministra palestras sobre LEITURA E INTELIGÊNCIA, também escreve material de língua portuguesa EAD para o CCAA e para a EDUCOPÉDIA.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A LEITURA EM JOGO (um estudo sobre a leitura)

A LEITURA EM JOGO
( um estudo sobre a leitura)

No mundo todo, pesquisadores discutem e fazem prospectivas sobre a situação da leitura na escola. Com a explosão dos meios de comunicação, seria ela substituída pela imagem, ficando relegada apenas ao uso escolar?

A reprodução mecânica da imagem fixa e móvel tira da leitura o privilégio de ser o meio cultural quase exclusivo da informação e difusão cultural. Essa mudança tem efeitos curiosos: nos países desenvolvidos os novos meios incrementam a leitura, nos menos desenvolvidos ele entra em crise: tanto dentro da escola, quanto fora dela.

Dentro da escola o ensino da leitura se torna mais difícil; aumenta o número de crianças que ao fim de dois ou mais anos não sabem ler, ou leem precariamente. Fora dela, o hábito de ler de livros, especialmente literários e científicos, decresce de forma notável.

Diante de tais evidências, torna-se necessário resgatar a máxima de que a leitura mantém uma função importante no mundo atual e tem vantagens claras sobre os meios de comunicação de massa baseados na imagem e na palavra oral. Logo, torna-se importante e necessário tomar uma série de medidas para superar a crise e permitir que nossos estudantes não se vejam privados de um meio fundamental para o seu desenvolvimento.

No entanto, essa nova demanda não permitiu ainda, uma reformulação nos cursos superiores. Os cursos de licenciatura tocam por cima a problemática relacionada ao ensino da leitura, gerando despreparo e lacunas na formação dos professores. Os chamados “guias curriculares” também deixam a desejar e, em sala de aula, o professor tem de realizar os malabarismos mais escabrosos quando tem de desempenhar o seu papel de orientador da leitura.

Assim, a leitura não tem ocupado o devido lugar depois que o aluno aprende a ler. Geralmente, ela só é destaque nas séries próximas à Classe de Alfabetização. Depois, o que mais preocupa aos educadores são a produção escrita e a escolha dos livros de literatura (extraclasse), que, como o nome já diz, são lidos fora da escola.

Mas como formamos o leitor? Que sabemos sobre a leitura, sobre o ato de ler, sobre os fatores cognitivos envolvidos ao ler, sobre as diversas concepções de leitura e suas relações com as concepções de sujeito e de mundo, sobre os critérios que podem nos orientar na hora de escolher um livro?
Como professora, tenho procurado entender o ato de ler, a partir de minhas próprias experiências: de leitora; as vividas em sala de aula com os alunos a quem apresento textos; como aluna do curso de Doutorado na UERJ e também com outras pessoas que já se debruçaram muito sobre o assunto e que escreveram o que pensam sobre ele. O texto escrito possibilita isso. O contato com outros de outros tempos e espaços. São essas aprendizagens que pretendo dividir com vocês, criando um espaço de reflexão sobre a leitura.


Carga horária: 20 horas
Módulos: 8
Duração do curso: a combinar



Ementa: leitura – conceito – importância – justificativa- concepções – fatores cognitivos – conhecimento prévio – estratégias – critérios seleção leitura.


Objetivo geral: Refletir sobre as práticas cotidianas de leitura à luz de referenciais teóricos que fundamentam essas atividades.


Módulos
Carga horária
Conteúdo
Objetivos Específicos
1º.
2h 30
· Introdução:
· Importância e justificativa da leitura
Refletir sobre a leitura no mundo em seus múltiplos aspectos e possibilidades.
Refletir e aprofundar o conhecimento sobre a importância da leitura na vida das pessoas.

2º.
2h 30
O que é ler: Concepções de leitura
Conhecer e relacionar diferentes concepções de leitura com diferentes concepções de sujeito.
4º.
2h 30
Compreensão
Conhecer e refletir sobre os fatores cognitivos envolvidos no ato de ler.
5º.
2h 30
Conhecimento prévio
O que é conhecimento prévio e qual a sua importância nos processos de leitura
6º.
5h
Estratégias de leitura
Conhecer as estratégias de leitura ( antes, durante e após)
7º.
2h 30
O trabalho com diferentes tipos de textos
Aprofundar o conhecimento sobre diferentes tipos de textos e suas possibilidades de trabalho.
8º.
2h 30
Encerramento e avaliação
Correção dos exercícios, debate sobre as aprendizagens realizadas.

Um comentário:

  1. Prezada Professora:

    Sou aluno do 4° período de Letras (Português/Literatura)da Universidade Castelo Branco e gostaria de participar do seu curso "A Leitura em Jogo".
    Para tanto, gostaria de saber aonde serão ministradas as aulas, quando, investimento, etc.
    No aguardo de sua resposta
    Atenciosamente
    luiz Antonio tarcitano
    latarcitano@globo.com

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