Ler é outro modo de ouvir.
Marcos Bagno
O que é ler?
O ato de ler é uma atividade de interação entre sujeitos e supõe muito mais do que a simples decodificação dos sinais gráficos. O leitor, como um dos sujeitos da interação, busca recuperar, interpretar e compreender o conteúdo e as intenções pretendidas pelo autor.
Nessa busca interpretativa, os elementos gráficos funcionam como verdadeiras “pistas” deixadas pelo autor, para que o leitor descubra significações, elabore suas hipóteses, teça suas conclusões.
Evidente que tais instruções não representam tudo o que a gente precisa saber para entender o texto. Muito do que se consegue apreender sobre o texto faz parte do nosso conhecimento prévio, ou seja, é anterior ao que está lá. Um texto seria inviável se tudo tivesse que estar explicitamente presente. Os textos são inevitavelmente incompletos.
Por que a atividade de ler é tão importante?
a) Ampliamos nossos repertórios de informação, tornando-nos mais capazes de entender e interagir com o mundo. Pobreza de repertório, falta de informação, não ter o que dizer, o que escrever, são problemas que se resolvem lendo.
b) Desenvolvemos a experiência gratuita do prazer estético, do ler pelo simples gosto de ler.
c) Compreendemos o que é característico da escrita formal dos textos da comunicação pública.
O que a leitura “ ensina” sobre a escrita?
a) o vocabulário específico de certos gêneros de textos;
b) os padrões gramaticais;
c) as formas de organização sequencial e de apresentação dos diversos gêneros de textos;
d) é fundamental para a ampliação de nossa competência discursiva;
Maiores informações sobre o curso e níveis: Telefone 9854 0021, ou pelo e-mail: LCMENDESS@GMAIL.COM
Público alvo: estudantes do 2º. Segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Duração: 16 aulas ( junho/outubro)
Professora: Ms. Leila Mendes ( professora de Língua Portuguesa, Psicopedagoga e Mestre em Educação)
Local: Condomínio Esplanada da Barra
Horário: Aos sábados: das 8h às 9h e 30, das 10h às 11h e 30 e das 13h às 14h e 30.
Níveis: Os alunos serão avaliados pelo nível de leitura, levando-se em consideração a idade.
Perfil
- Leila de C. Mendes
- Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Professora, Mestre em Educação, Psicopedagoga, Especialista em Avaliação Educacional. Atualmente, ministra palestras sobre LEITURA E INTELIGÊNCIA, também escreve material de língua portuguesa EAD para o CCAA e para a EDUCOPÉDIA.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)