Perfil

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Professora, Mestre em Educação, Psicopedagoga, Especialista em Avaliação Educacional. Atualmente, ministra palestras sobre LEITURA E INTELIGÊNCIA, também escreve material de língua portuguesa EAD para o CCAA e para a EDUCOPÉDIA.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cantagalo abre o Ano Nacional de Euclides da Cunha




Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Cantagalo
(in: http://www.cantagalo.rj.gov.br/noticias/noticia872.htm)

Instituído através de projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados, 2009 é dedicado ao escritor cantagalense, que também ganhará um seminário internacional em setembro

foto: Gilmar Marques

Anabelle Loivos Consídera, da UFRJ, é uma das articuladoras do projeto '100 Anos sem Euclides'

Cantagalo - Com participação de representantes de diversos segmentos da sociedade, incluindo intelectuais, autoridades, poetas, ícones da cultura fluminense e a população em geral, Cantagalo abriu, sábado passado, 31 de janeiro, o 'Ano Nacional de Euclides da Cunha', num evento cívico-cultural realizado na Praça João XXIII, no Centro, em frente ao busto do escritor. A solenidade foi promovida através de uma parceria que contou com participação da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, da Fundação de Artes do Estado do Rio (Funarj), da Casa de Euclides da Cunha, da Câmara Municipal, da Prefeitura de Cantagalo e do projeto '100 Anos Sem Euclides', que está preparando uma série de atividades culturais para marcar o centenário de morte do escritor, nascido em Cantagalo, em 20 de janeiro de 1866, e morto em 15 de agosto de 1909.
Após vários discursos enaltecendo a figura de Euclides da Cunha, a diretora da Casa de Euclides da Cunha, Fanny Teixeira Abrahim, depositou um buquê de flores em frente ao busto. Poetas e trovadores cantagalenses declamaram em homenagem ao escritor e anunciaram que este ano o Festival de Poesias e os Jogos Florais terão o escritor como tema. Os Jogos Florais, por exemplo, que é um evento de concorrência internacional, levará o tema Euclides da Cunha para todos os países de língua portuguesa.
O evento foi comandado pelo professor doutor Luiz Fernando Conde Sangenis, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pela professora doutora Anabelle Loivos Consídera, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e também contou com a participação de Edmo Rodrigues Lutterbach, presidente das academias Cantagalense e Fluminense de Letras; do pesquisador Clélio Erthal; representantes da família do escritor; da secretária municipal de Educação e Cultura, Fernanda Torres; do presidente da Câmara Municipal, Ciro Fernandes (PR); do vice-prefeito Jorge Farah (PPS), entre outros.
No encerramento, a cidade recebeu show gratuito da Orquestra de Violinos Cartola Petrobrás, do Centro Cultural Cartola, da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário